criação de peixes

Criar peixe está valendo a pena? Veja esses dados de 2018 a 2019!

Quer criar peixes, mas ainda está com um pé atrás?

No passado, o peixe já foi considerado “refeição pobre”. A carne era artigo de luxo, algo raro à mesa das maioria das pessoas, enquanto o peixe, por outro lado, era abundante e barato, por isso, comum nas refeições dos mais humildes. Este é o motivo do aumento do consumo de peixes principalmente no feriado cristão, entende-se que comer peixe é “um ato de humildade, praticamente um sacrifício”.

Tem mercado?

Pois saiba que em um ano, a produção de peixes no Brasil teve um crescimento de 4,5%, saltando de 691.700 (2017) para 722.560 toneladas produzidas em 2018! Você ainda duvida que tem demanda? Separamos mais dados otimistas para você. Vamos falar um pouco mais sobre isso!

Hoje em dia as coisas mudaram, não é difícil ter carne à mesa e o peixe é uma ótima opção de proteína até nobre e saudável para todos os dias do ano. É considerado uma importante fonte de ferro, proteína, vitamina B12, cálcio, fósforo, iodo, cobalto além de ômega 3 e 6, consideradas gorduras que fazem bem ao organismo, atuando nos processos inflamatórios, coagulação do sangue e tem efeito favorável na redução dos triglicerídeos, além de ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e neurológicas.

Com o avanço de técnicas modernas e sistemas de criação, a produção aumentou, reduziu custos e facilitou a chegada de diversos tamanhos e variedades às peixarias e supermercados, tornando os peixes cada vez mais presente no cardápio das famílias.

Aumento da produção de peixes no Brasil em toneladas.

O mais produzido

A tilápia, é o peixe mais produzido e consumido no país, representando 55,4% da produção, o que significa 400.280 toneladas.

Maiores produtores de tilápia do Brasil em 2018:
1º Paraná – 123.000 t
2º São Paulo – 69.500 t
3º Santa Catarina – 33.800 t
4º Minas Gerais – 31.500 t
5º Bahia – 24.600 t

E se tratando da produção global de tilápias, o Brasil é o 4º maior produtor do mundo, atrás apenas da China, Indonésia e Egito. Mas estamos à frente de Filipinas e Tailândia, que têm uma expressiva participação no cenário global.

Exportações

Mesmo com a suspensão de pescados para a União Européia desde janeiro de 2018, (clique aqui para entender o porquê) o Brasil ainda assim exportou 32.417 toneladas de peixes (de captura e de cultivo), gerando uma receita de US$136 milhões (US$12 milhões a mais do que 2017).  Só para os Estados Unidos, por exemplo, vendemos mais de 700 toneladas de tilápias, o equivalente a U$5,5 milhões!

A expressão “O mar não está para peixe”

é muito usada para descrever uma situação difícil ou de perigo. E nesse caso, para piscicultores podemos afirmar que sim, o mar está para peixe!

E tanto dentro quanto fora do mar, por conta dos peixes de cultivo.

A produção de peixes no Brasil deve ainda crescer cerca de 10% em 2019, segundo dados da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), para mais de 722 mil toneladas!!!

O Pescado hoje

é de longe, a proteína animal mais produzida no mundo, seguida à distância pela avicultura e a suinocultura, com pouco mais de 130 milhões/t cada, sendo que até 2020 a produção de peixes de cultivo superará a de peixes de captura.

E então, vamos criar peixe?

Com o avanço da tecnologia e tantos estudos, hoje em dia encontramos diversos tipos de sistemas para se criar peixe, desde Aquaponia até sistemas mais automatizados, como a Fábrica de Peixe, por exemplo.

Quer conhecer os sistemas de criação da Recolast? Clique aqui.

Grande abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Theme by Anders Norén