criação de peixes, sistemas de criação

Lambari como Isca Viva

Lambari: espécie de peixe de tamanho entre 10 a 15 cm, corpo prateado, nadadeiras que variam entre tons de amarelo, vermelho e preto. Muito comum nos rios, lagoas, córregos e represas do Brasil.

No dia 03 de Junho de 2020, a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SAP/MAPA, publicou no Diário Oficial da União – DOU, uma consulta pública, através da Portaria n° 146, de 01 de junho de 2020, para uma Instrução Normativa com o objetivo de permitir a utilização do lambari (Astyanax sp.), oriundo de cultivo, como isca-viva na pesca da modalidade de permissionamento linha/vara com isca-viva direcionada à captura do bonito-listrado (Katsuwonus pelamis) e fauna acompanhante previsível. O uso do lambari como isca-viva, vem sendo testado pelo setor nos últimos anos através do Projeto Lambari, que teve resultados muito positivos ambientalmente e economicamente. Esse Projeto teve como objetivo verificar a viabilidade socioeconômica de se utilizar isca de cultivo de água doce, como atrativo na pesca de atuns e afins, firmando ainda mais a sustentabilidade da modalidade de pesca de linha/vara com isca-viva. O Projeto teve início no ano de 2013, com o apoio de empresas e armadores associados ao SINDIPI, como Gomes da Costa, Kowalsky Pescados e Maria de Fátima Santos Silva. O SINDIPI participou desde o início do desenvolvimento do projeto, passando por todos os testes e comunicando aos órgãos governamentais sobre o seu andamento e resultados. A espécie foi escolhida por apresentar alta capacidade de reprodução e crescimento rápido e também por possuir atributos interessantes para o emprego na pesca de vara/linha com isca-viva, como rusticidade, coloração e formato do corpo e boa resistência ao confinamento em alta densidade.

Estufa de larvicultura com Tanques Recolast

Em 2019 foram realizados os últimos testes do Projeto e seus resultados foram encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambienta e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, o qual se manifestou de forma positiva e incentivadora ao uso do lambari como isca-viva. Após todos esses anos de testes e pesquisas por parte do setor pesqueiro, o uso do lambari está finalmente, sendo normalizado pelo órgão gestor das pescarias no país.

Lambari de cultivo

Os engenheiros agrónomos Fernando Macedo Jr. E Rogério Antônio Suzigan, que também fizeram parte do Projeto lambari, trabalham há anos com a espécie e gentilmente cederam as fotos da fazenda aquícola localizada em Barra Velha, onde os lambaris utilizados no Projeto foram cultivados. Em uma conversa com a equipe da Revista SINDIPI, Fernando relatou que o interesse  pelo uso de espécies de cultivo como isca surgiu após uma pesquisa apontar que a taxa de mortalidade da sardinha-verdadeira (Sardinella brasiliensis) utilizada como isca-viva chegava a quase 50%. Antes do lambari, o interesse foi direcionado para a tilápia, porém houve objeção por parte dos órgãos ambientais devido à espécie ser exótica e possuir possibilidade de sobrevivência na água salgada. Já o lambari, logo acabou se mostrando a melhor alternativa com uma mortalidade de apenas 2% e comprovada eficiência na captura dos atuns.

Barracão de indução e desova

Além disso, Fernando afirma que o uso do lambari como isca-viva possui outras vantagens, como a economia nos cruzeiros de pesca, que resulta de “pular” a etapa de captura das iscas (que pode durar de 5 a 20 dias no mar); o fato da espécie não ter sazonalidade e poder ser cultivada o ano todo, desde que haja estrutura e planejamento para isso; e por fim, mas não menos importante, o acréscimo no valor do produto final (o atum) quando a venda é realizada para mercados que reconhecem a sustentabilidade das pescarias, como por exemplo, a União Europeia.

E você, já está criando Lambari? Deixe um comentário falando sobre sua criação, todos nós estamos interessados e gostamos de trocar experiências.

Procurando tanque/reservatório para começar a sua criação?! Nós temos sob medida, os melhores e mais práticos do mercado. Fale conosco pelo site, email ou WhatsApp: 11 98826-9986.

Abraço!

Matéria extraída da Revista SINDIPI nº 72,
referente aos meses de maio/junho de 2020

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Theme by Anders Norén