criação de peixes, sistemas de criação

Bioflocos na Aquicultura – perfeito para combater custos e impacto ambiental

A água está entre os maiores custos e impacto ambiental na piscicultura, o que prejudica regiões como o semiárido brasileiro, onde a escassez e a dificuldade de acesso a água se faz presente.

foto: Por Diego Baravelli – Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=66920122

Para vencer esses obstáculos, os pesquisadores estão recomendando a tecnologia do Bioflocos, que diminui o uso da água e da ração no cultivo do peixe.

Mas você sabe o que são BIOFLOCOS?

BIOFLOCOS são partículas suspensas na água, compostas por microalgas e bactérias agregadas a restos de ração, fezes e microorganismos vivos e mortos.

Bioflocos (Foto: Divulgação)

Como funciona o processo

O objetivo é harmonizar a expansão e a manutenção das bactérias heterotróficas*, por isso existe a necessidade de uma fonte extra de carbono como açúcar, melaço, resíduos de panificadora ou de macarrão.

*heterotróficas -> não produzem o próprio alimento, ao contrário das autotróficas.

Para a utilização destes produtos devemos levar em consideração o nível de nitrogênio no ambiente. Vamos usar como modelo de fonte de carbono o açúcar cristal: Estimula o crescimento de bactérias nitrificadoras já presentes no sistema, que irão degradar os dejetos dos peixes e os restos de rações, diminuindo assim o nível de amônia da água, pois em altas concentrações podem ser tóxicas para os peixes. Essas bactérias nitrificantes irão oxidar o nitrito, transformando-o em nitrato que é menos prejudicial para eles. Este é um processo simultâneo e contínuo, onde conseguimos observar a formação dos bioflocos e seu acúmulo até o final da produção.

Benefícios da Tecnologia Bioflocos

Reutilização da água

Enquanto no sistema convencional a água precisa ser trocada quase que diariamente, com a produção de bioflocos, a utilização da mesma água pode chegar a mais de 3 anos!

O principal cuidado é a manutenção da qualidade da água. Existe a necessidade de acompanhamento dos níveis adequados de oxigênio, Ph, alcalidade, amônia, nitrito e nitrato para que o processo ocorra de forma eficiente e contínua.

Redução de custo na ração

Outra característica fundamental dessa tecnologia é ser fundamental na alimentação dos peixes, reduzindo bem o custo com ração industrializada, já que os bioflocos são proteínas microbianas podendo atingir níveis de até 50% de proteína bruta quando comparada a outras fontes alimentares.

Fábrica de Peixes e Algas

A Recolast Ambiental faz uso dessa tecnologia no sistema Fábrica de Peixes e Algas.

Fábrica de Peixes com produção de bioflocos – Clique para ver o vídeo.

 O Sistema super intensivo para engorda de tilápias, com produção de até 1 tonelada por mês após o primeiro ciclo, promove o tratamento do efluente, reutilização da água e redução da ração através dos bioflocos, tudo isso em menos de 200 m2 de área. E tem mais vantagens: comparado a projetos de cativeiro é isento de licença ambiental (a Recolast fornece o documento)!

Vantagens

  • Nenhuma renovação de água (troca zero)
  • Aproveitamento de pequenas áreas
  • Alta produtividade: baixa mortalidade e ganho de peso significativo
  • Baixa conversão alimentar
  • Tratamento do efluente, descarte reduzido
  • Biosegurança
  • Menor impacto ambiental.

Os resultados são bem animadores, não é mesmo?!

A Recolast já está há 40 anos no mercado, proporcionando o que há de mais moderno através da piscicultura.

Cases de sucesso: Estamos finalizando a instalação de 3 sistemas em Branquinha /AL, onde o produtor produzirá até 3 toneladas/mês!

Fábrica de Peixes (futuramente com bioflocos) em Branquinhas

Você pode conferir outros casos no nosso canal do Youtube. Clique aqui!

Quer saber mais sobre Fábrica de Peixes?!
Clique AQUI para mais informações!

Aguardamos seu contato

Grande abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Theme by Anders Norén