criação de peixes

Temperatura da água influencia no crescimento da tilápia

Temperatura da água é um dos fatores decisivos na fisiologia dos peixes. Falaremos sobre isto!

Todos os peixes de água doce são classificados pela ciência como poiquilotérmicos, ou seja, a temperatura do corpo varia de acordo com o ambiente, neste caso, água.
O  ritmo do desenvolvimento do animal depende muito do ambiente. Aqui podemos estabelecer diferenças óbvias entre os animais homeotérmicos (como o homem) e os animais poiquilotérmicos, também conhecidos como animais de “sangue frio” (como os peixes).
Compreenda o que a temperatura da água representa na biologia e no desempenho físico dos peixes através deste experimento realizado com 3 temperaturas distintas:
Tabela de influência da temperatura da água

Tabela de influência da temperatura da água

Conseguimos diminuir o tempo da colheita em até 50%, utilizando os mesmos recursos.
Mas só é possível manter esta temperatura estável da água em um sistema fechado de recirculação de água, onde podemos controlar cada parâmetro ideal para cada espécie.
Mas os recursos utilizados para aquecer/manter a temperatura da água não podem inviabilizar financeiramente o seu custo de produção. É inviável aquecer um rio ou um lago, mas é perfeitamente viável aquecer um tanque dentro de uma estrutura (estufa), onde todo o calor recebido é mantido dentro deste ambiente controlado.
Portanto a viabilidade econômica da proteção de tilápias em um sistema de criação intensiva é obtida através da possibilidade de ter uma produção constante durante todo o ano, em lotes menores mas com colheita mensal, regulando a demanda durante todo o ano.
Quer saber mais sobre criação de peixes em tanques? Acesse nosso vídeo sobre criação de peixes em tanques e produza até 1 tonelada de tilápias em um sistema intensivo de criação de peixes.
Quer saber muito mais?!
Entenda também sobre a importância da ração na piscicultura e aprenda como diminuir os custos com alimentação. Clique aqui!
Você já ouviu falar sobre o uso do sal na piscicultura? O uso adequado proporciona melhor desenvolvimento e ótimos resultados a criação. Baixe nosso e-book clicando aqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 Comments

  1. João José Signorelli

    Prezados Senhores,

    O quadro apresentado tem em seu título “Viveiros de Águas Verdes” o que leva a crer que esse experimento foi executado em tanques escavados e portanto não se aplica aos sistemas de recirculação onde devemos manter os tanques livres de algas evitando a competição por oxigênio dissolvido e dessa forma não nos beneficiamos dessa alimentação durante a fase de alevinagem cuja conversão é bastante interessante. Estou correto?

    • A Fabrica de Peixe e Algas é baseada no sistema de BIOFLOC, ou seja, totalmente diferente do adotado anteriormente na qual mantínhamos a água extremamente transparente.
      No sistema BIOFLOC mantemos a água como uma “sopa” com algas, ração não consumida, fezes e outros nutrientes positivos ao peixe.
      O peixe passa a continuamente ‘pastar’ nesta água, que chega a complementar em 30% no consumo de ração.

      • João José Signorelli

        A tecnologia de bio-flocos é bastante promissora e muito utilizada na carcinicultura inclusive longe do litoral (Projeto Camaroeste-Uruguaiana/RS) mas ainda não conheço instalações comercialmente viáveis (a longo prazo e por muitos ciclos) utilizando essa tecnologia na criação de peixes (tilápias). Há muitos estudos e teses inclusive do Eng. Dr. Fernando Kubitza Ph.D. e do Professor Antonio Ostrenski (UFPR) que mostram vantagens e problemas desse ambiente mas sempre em pequena escala. Se possuírem maiores informações quanto à efetividade da tecnologia aplicada à criação comercial de tilápias gostaria que compartilhassem.

        • Olá João!
          Teremos um dia de campo 19/09/14, onde será possível visitar a propriedade de algum cliente nosso para ver o sistema funcionando. Gostaria de participar?

          Solicitarei ao comercial, para te passar maiores informações sobre o evento!

          Equipe – Recolast.

      • MAURICIO FAGGIONI

        COMO CONSEGUIR OS BIOFLOCOS E COMO E USADO

        • Olá Mauricio!
          Os bioflocos são os resíduos orgânicos gerados na própria produção, formando assim as algas. Estas por sua vez contribui na alimentação dos peixes reduzindo a quantidade de gastos com a ração.
          Esperamos ter ajudado!
          Abraços,
          Equipe – Recolast

  2. Fabio Godoy Graton

    Bom dia. Qual a quantidade de ração oferecida diariamente para os peixes? Nos três experimentos foram as mesmas quantidades?

Leave a Reply

Theme by Anders Norén