Produtividade leiteira: Implantando um Biodigestor no sistema de Compost Barn!

O confinamento é praticado para que a produção de leite seja efetiva, e reflete no bem estar do animal e conseqüentemente na qualidade do produto. Por isso, é importante que os produtores estejam atentos a novas soluções que surgem no setor, garantindo maior eficiência na produção.

Continue lendo e veja nesse artigo:

– Como funciona o Sistema de Compost Barn e suas vantagens;

– O processo da compostagem;

– Usabilidade do Biodigestor para aumentar sua produtividade com qualidade.

vaca

Já ouviu falar em COMPOST BARN?                      

O Compost Barn foi criado em meados da década de 80, por norte americanos que produziam leite. Mas apenas em 2001 começou a ganhar adeptos em maior escala. Porém, no Brasil ainda está surgindo e existem poucos materiais a respeito do assunto.

O Sistema consiste em um grande espaço físico coberto, com ventilação, revestido com “camas” de serragem, palha de arroz, palha de café entre outros, materiais que oferecem maior conforto às vacas leiteiras.

compostbarn

O diferencial desse sistema é a compostagem!

As fezes e urina das vacas fornecem nutrientes essenciais para que ocorra a compostagem durante todo ano. Produz-se então, o dióxido de carbono (CO2), água e calor a partir da fermentação aeróbica das matérias, já o oxigênio é proveniente da movimentação diária na cama.

O manejo adequado da cama é fator determinante para que o Sistema dê certo, caso contrário poderá ter conseqüências negativas. A cama precisa ser movimentada 2 x ao dia, todos os dias em horário definido para as ordenhas.

 

compostbarn2

 

Vantagens do Compost Barn:

  • Possibilita maior conforto para o rebanho;
  • Favorece a higiene do local e dos animais;
  • Contribui para redução de problemas de perna de casco;
  • Diminui a contagem das células somáticas (CCS);
  • Aumenta a detectação do cio;
  • Aumento na produção de leite;
  • Diminuição do odor e incidências de moscas.

A cada ano ou quando necessário a cama deve ser trocada, e o que fazer com a compostagem rica em nutrientes que foi produzida durante o processo?

Já se fala em soluções para dar um destino ecologicamente correto para essa matéria rica em nutrientes, o Biodigestor!

Qual a função do Biodigestor com a compostagem?

A matéria retirada da cama, é colocada num tanque misturador com água ou com alguns efluentes. Depois de homogeneizada, a biomassa estará pronta para alimentar o Biodigestor.

biodigestor1

Essa biomassa ficará no biodigestor por cerca de 40 dias, sendo alimento de bactérias metanogenicas, gerando o biogás e biofertilizante.O gás é canalizado até o gerador para ser fonte de energia renovável, enquanto o biofertilizante você utilizará para regar o plantação ou até vender para outros produtores.

O trabalho em conjunto do Biodigestor com o Compost Barn visa oferecer a intensificação no processo, alavancando a produtividade com qualidade!

Para saber mais sobre os modelos dos Biodigestores, nossos consultores estão disponíveis com soluções e dicas para atender pequenos e médios produtores! Entre em contato conosco clicando AQUI ou pelo telefone 11 3437-7450.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Theme by Anders Norén