biodigestor

Manipueira: O que é? Conheça o problema e as soluções.

Manipueira: é o nome – de origem indígena – dado ao líquido de cheiro forte e desagradável, extraído da raiz da mandioca quando prensada, que equivale a 40% da raiz.

O PROBLEMA
A manipueira é um efluente inevitável em fecularias (indústrias que processam a mandioca). Possui alto nível de ácido cianídrico: queima, polui e pode matar em segundos em alta concentração.

ácido cianídrico
ácido cianídrico

Curiosidade: de todas as plantas das Américas, certamente a única que compete com a batata e com o milho em termos de importância na dieta indígena é a mandioca.

Imagem de 2 caipiras conversando:
- Sabe o que eu tô pensando?
- Na minha mandioca!
Existem 2 tipo de mandioca:
Mandioca brava, usada para fazer farinha
Mandioca mansa (de mesa), conhecida como aipim ou macaxeira. Visualmente são muito parecidas, ambas podem ter os galhinhos verdes ou vermelhos, raiz branca ou rosada… só conseguimos diferenciá-las fazendo a análise do ácido em laboratório.

E quando os portugueses aqui chegaram, os índios já tinham conhecimento de mandiocultura, extraindo a manipueira, fazendo o Beiju (tapioca), Farinhada e Tiquira (bebida de forte teor alcoólico obtida através da destilação artesanal da mandioca fermentada), entre outras coisas.

Para extrair a manipueira os índios prensavam a mandioca no tipiti, um instrumento feito de palha trançada, inspirado no corpo das jiboias e que pode ser amplamente alargado.

tipiti, ferramenta indígena inspirada na jiboia, para extração da manipueira.
tipiti

Quanto às fecularias e produtores, muitos despejavam a manipueira irresponsavelmente a céu aberto, curso d´água, agredindo o meio ambiente. O produtor agindo assim, além de poluir o meio ambiente, está também desperdiçando um líquido precioso!

A manipueira não é só um líquido nocivo à saúde.
Com procedimento e equipamentos corretos, muita coisa pode ser feita.

SOLUÇÃO
Fermentação Anaeróbica (lagoa e biodigestor)

Lagoa – Para que a manipueira deixe de ser um veneno e se transforme em um complemento alimentar, devemos submetê-la à fermentação anaeróbica, ou seja, deixar o líquido repousar por aproximadamente 10 dias (isso pode variar com a quantidade e temperatura) em um reservatório. O ácido cianídrico, considerado venenoso, evapora e resta a manipueira, rica em nutrientes e minerais, pronta para servir de complemento alimentar para o gado, reduzindo o custo com ração, e como fungicida na irrigação, combatendo doenças, pragas e até formigas na plantação.

Alguns produtores relatam até que o gado passa pela fase da engorda mais rápido e mais saudável, chegando a zero para proliferação de moscas e doenças, tudo isso proveniente da mistura da manipueira na alimentação, sendo esta feita de forma adequada (no caso do não tratamento o animal morrerá em pouco tempo por intoxicação).

Animais se alimentando da manipueira – Foto: portal Embrapa


Na produção de leite, os produtores relatam que antes produziam 5 litros por dia/animal e com o uso da manipueira na ração chega de 6 a 6.500 litros/dia/animal. Ofertam de 8 a 10 litros de manipueira/dia/animal (lembrando que a manipueira fornecida já passou pelo devido tratamento e evaporação do ácido).

No final da matéria tem algumas “receitas” de diversas formas de aproveitar a manipueira, fazendo adubo, pesticida, vinagre, tijolo e sabão.

Biodigestor – Em uma lagoa, o ácido e gases evaporam, porém, aqui no biodigestor temos uma vantagem: o biogás gerado fica estocado e canalizado, pronto para ser usado. Isso mesmo! No biodigestor além de produzir um biofertilizante orgânico e ecologicamente correto, também é possível extrair e canalizar o biogás.

Isso é energia verde! Além de reduzir a carga poluidora, pode abastecer a linha de produção das fecularias, substituindo a lenha usada pelo biogás, diminuindo custo e aumentando o lucro.

Aliás, caso você não saiba o que é um biodigestor, explicamos um pouco nessa matéria: Clique aqui.
E se você ainda duvida que um Biodigestor é algo que se paga, veja este nosso case de sucesso, onde o proprietário da granja gastava aproximadamente R$19.900,00 por mês na conta de luz, e após adquirir o biodigestor, sua conta reduziu para R$225,00!
Clique na figura abaixo para ver o vídeo.

imagem do vídeo do case de sucesso do biodigestor Recolast

O SEBRAE dá algumas dicas e receitas para você aproveitar a manipueira:

Adubo:
A manipueira pode ser utilizada para fertilizar o solo, tornando-o mais rico em nutrientes e servindo também para controlar os vermes que prejudicam o desenvolvimento das plantas. O uso no solo deve ser feito 24 horas após sua produção. 

Para fertilizar o solo recomenda-se a diluição na água na proporção de 1 para 1. Aplicar de 2 a 4 litros por metro de sulco de cultivo, deixando o solo descansar por 8 ou mais dias após a aplicação. Para a semeadura, deve-se revolver bem o solo.

Para fertilização foliar, recomenda-se diluição de 1 para 6 ou mais (1 litro de manipueira para 6 ou mais litros de água). Pulverizar as folhas das culturas com o líquido diluído. Fazer 1 aplicação por semana (mínimo 6 semanas / máximo 10 semanas).

Pesticida:
Pode-se pulverizar 3 ou mais vezes sobre a plantação, com descanso de 1 semana entre cada aplicação. O agricultor deve realizar testes numa pequena área do cultivo, para saber a dosagem ideal para a plantação.

– Controle de pragas: em fruteiras maiores como laranjeiras, limoeiros, goiabeiras e mangueiras, recomenda-se pulverizar diluições de 1 para 1.

– Controle de insetos: nas plantas de pequeno porte, como maracujazeiro ou abacaxi, pode-se pulverizar uma diluição de 1 para 2.

– Como carrapaticida: na pulverização de rebanho, com 3 aplicações semanais. Recomenda-se diluições de 2 para 2 acrescidos de 1 litro de óleo vegetal.

– Culturas de hortaliças: para berinjela, pimentão e tomate, recomenda-se pulverizar diluições de 1 para 3 ou mais.

– Controle de formigas: é recomendado despejar 1 litro de manipueira pura em cada olheiro, que depois deve ser fechado.

Vinagre:
Coar a manipueira 2 vezes com um pano limpo, colocar no decantador e, depois, deixar ao sol, sem tampar o recipiente, por um período de 15 dias. Depois disso, se deve abrir a torneira e retirar o líquido puro obtido (vinagre), tendo o cuidado de não agitar o material depositado no fundo do decantador. O vinagre deve ser coado e colocado em garrafas PET limpas e com tampas, para evitar a evaporação.

Dica importante para adicionar essência de frutas ao vinagre: antes de colocar a manipueira no decantador, misture as frutas picadas e amassadas com um garfo.

Como fazer o decantador:
1 tubo de PVC de 100 mm com cerca de 1,20 m de comprimento
1 torneira de PVC
1 tampão (TAP) para tubo de PVC de 100 mm
1 tubo de cola para PVC

– Colocar o tampão em uma das extremidades do tubo.

– A 20 cm dessa extremidade, furar o tubo de PVC de 100 mm com uma faca ou canivete aquecido, de forma a introduzir a torneira de PVC e fixá-la.

Dica: Evite mexer ou mudar a posição do decantador quando estiver decantando a manipueira.

Tijolos:
A grande vantagem do processo de fabricação de tijolos com manipueira é ser ecologicamente correto, pois não consome água, nem há necessidade de ir ao forno, economizando importantes recursos naturais.

Como fazer:
Misturar manipueira em quantidade suficiente para se obter a consistência adequada para o molde ao barro próprio para fabricação de tijolos.

Depois de moldar as peças, deixar secar dois dias ao sol. Não é necessário queimar ou assar.

Dica importante: não se recomenda o uso de tijolos feitos com manipueira para a construção de reservatório de água.

Sabão:
Material necessário:

3 quilos ou litros de gordura animal
7 litros de manipueira
250 gramas de sabão em pó
1 copo (300 ml) de polvilho (goma)
1 quilo de soda cáustica

Como fazer: 

1. Derreter os 3 kg de gordura animal e depois colocar todos os ingredientes numa vasilha (balde plástico ou bacia de alumínio) e misturar bem. 

2. Deixar ao sol para secar durante 2 horas, mexendo a mistura de hora em hora, até que endureça e chegue ao ponto de cortar.

Esta receita rende 10 kg de excelente sabão.

Existe também, técnicas para transformar a manipueira em “biopolímero”, o que a deixa parecida com plástico. É interessante porque se torna um plástico orgânico, biodegradável e que já serve de biofertilizante natural. Muito útil se usar como embalagem para mudas, por exemplo. Imagine um “vaso” rico em nutrientes e que se dissolverá com o tempo.

Agora queremos saber de você!
Trabalha com fecularia? Já sabia do potencial da manipueira? Você está extraindo biofertilizante e biogás? Caso tenha algum projeto precisando de um Biodigestor, lagoa com revestimento, reservatório, ou apensas algo em mente, fale conosco, podemos lhe ajudar e fazer orçamento sem compromisso.

Transforme seu passivo ambiental em ativo financeiro!

Abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Theme by Anders Norén