biocombustivel

Já está em operação a Usina de Biogás em Petrolina

Desde 2 de dezembro a primeira usina de biogás de Petrolina, interior de Pernambuco, já está gerando energia elétrica a partir do lixo, em aterro sanitário.

Usina de Petrolina (foto: divulgação)

Com investimento de mais de R$ 6 milhões na planta, ela tem capacidade de gerar até 1 Megawatt /h, superando 8.200 megawatts /h por ano, o que corresponde a 4,3 mil residências.

O aterro sanitário de Petrolina recebe cerca de 300 toneladas de lixo por dia. A decomposição do lixo gera gás metano, que é poluente (23 vezes mais poluente que o gás carbônico!) e contribui com o efeito estufa. Esse gás é lançado na atmosfera pelos lixões a céu aberto. Mas nos aterros, ele é captado podendo ser usado para outros fins!

O gás Metano vem por meio da sucção do motor, que faz a queima e o transforma em combustível para gerar energia.

É o caso do aterro de Petrolina, que capta esse gás metano – altamente inflamável – e o transforma em energia elétrica.

Tela de monitoramento e distribuição do biogás

A empresa por trás do projeto é a Gera, e este foi o primeiro projeto operacional da Gera no nordeste, que enxerga na região um mercado em potencial desenvolvimento para a expansão do biogás como fonte de energia elétrica. Inaugurou em agosto de 2018 sua primeira planta de geração distribuída a biogás, em Barra Mansa (RJ). Atualmente, possui 2 megawatts em operação em Barra Mansa, 1 megawatt em Petrolina e até o início de 2020 estará com mais 3 megawatts em operação. Ao todo a GERA possui mais de 10 megawatts de projetos a biogás em desenvolvimento pelo Brasil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 Comments

  1. Biogás é energia limpa!

Leave a Reply

Theme by Anders Norén