O que é um biodigestor e como ele funciona?

Biodigestor Tubular

Nesse conteúdo você vai entender de forma simples o que é um biodigestor e como ele funciona. Vamos lá!

No dicionário a definição para biodigestor é “equipamento instalado para a produção de biogás”, mas acho que não ficou tão claro, certo? Afinal, o que é um biodigestor? Vamos facilitar:

O que é um biodigestor?

O biodigestor é o equipamento fechado utilizado para acelerar o processo de decomposição de matéria orgânica, esse processo é chamado de biodigestão anaeróbica (ausência de oxigênio). O objetivo do biodigestor é o reaproveitamento de detritos orgânicos e como resultado da decomposição desses resíduos temos biogás e biofertilizante.

Como funciona:

Biodigestor, biogás e biofertilizante

Funciona mais ou menos assim: O biodigestor é basicamente uma câmara fechada, que é alimentada de resíduos orgânicos (esterco, restos alimentos, vinhaça, cama de frango, etc) essas matérias são misturadas com água, e, através da falta de oxigenação algumas bactérias atuam nesses detritos transformando-os em biogás e biofertilizante.

O biogás é uma mistura entre o gás metano e o carbônico, que pode ser utilizado como fonte de energia (quando acompanhado de um gerador) e também energia térmica.

O biofertilizante gerado é um adubo natural, rico em nutrientes e pode ser utilizado em irrigações de plantações e hortas.

Biodigestor tubular

–> Quer saber o quanto você pode gerar de biogás e biofertilizante? Fizemos uma calculadora bem simples, é só colocar o tipo de animal, a quantidade e pronto! Calcule acessando esse link.

Agora que você já entendeu o que é um biodigestor e como ele funciona, vamos falar sobre os 2 tipos básicos de operações dos biodigestores: biodigestores em batelada e biodigestores contínuos.

O processo em batelada funciona com alimentação descontinuada, ou seja, é abastecido de uma vez só e então fechado para que não haja entrada de oxigênio. Só é aberto novamente quando o processo de digestão anaeróbica está finalizado, geralmente é quando a produção de biogás diminui, isso indica que a matéria orgânica já foi decomposta. Esse tipo de operação funciona muito bem quando o consumo de biogás é baixo.

Já o biodigestor contínuo é alimentado diariamente com matéria orgânica sólida e líquida (no caso da líquida, pode ser até mesmo água), cerca de 50% de cada. Esse tipo de processamento gera biogás e biofertilizante continuamente.

Além disso, existem diversos modelos e tamanhos de biodigestores. Entre eles, os modelos canadense, indiano, tailandês, paquistanês, chinês, filipino e etc). Veja alguns modelos de biodigestores:

Tipos de biodigestores

–> Se quiser saber a diferença entre o biodigestor tipo tubular e cúpula (canadense), acesse esse material clicando aqui.

E agora, ficou mais fácil? Esperamos que tenha entendido o que é um biodigestor.

Atualmente, é possível fazer eficientemente o tratamento de praticamente todos os resíduos orgânicos através dos biodigestores e o mais interessante é que ele não é um custo e sim um investimento.

Se você quiser saber mais informações e fazer um projeto de biodigestor os especialistas da Recolast estão prontos para te ajudar. Entre em contato nesse link!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 Comments

  1. Jairo Duarte

    Boa tarde, gostaria que comentasse maiores informacoes sobre esse projeto, estou interessado em produzir um e-book aqui na Inglaterra e Suecia, preciso de seu contato para falarmos sobre isso.

    • Olá Jairo, tudo bem? Se você gostou da matéria, dá uma olhada nesse nosso vídeo:
      https://youtu.be/mEyDS1CU1NI
      Você vai se surpreender mais ainda!
      O Biodigestor é um produto muito bom mesmo, resolve o problema dos dejetos e ainda se paga com o tempo. Ah, aqui mesmo no blog temos muitas matérias explicando sobre o Biodigestor, mas se quiser saber sobre algo mais, pode me escrever: cae@recolast.com.br

Leave a Reply

Theme by Anders Norén