projetos sustentáveis

Conheça o inspirador projeto Via Verde – México

Via Verde é o nome de um ambicioso projeto feito para reduzir o alto nível de poluição da Cidade do México, que já foi até classificada como “a cidade do tráfego mais congestionado do mundo” segundo a TomTom (empresa holandesa de produtos de tráfego, navegação e mapeamento).

E isso é tão sério que segundo uma pesquisa realizada pelo Via Verde, seis em cada dez habitantes da capital mexicana apresentam algum tipo de doença respiratória devido às más condições do ar.

Ilustração animada do “Antes e Depois” do projeto

O Via Verde foi planejado em 2016, com o objetivo de:
• Construir até 60.000 m2 de jardins verticais em colunas rodoviárias
• Filtrar 27.000 toneladas de gases
• Capturar 5.000 kg de poeira
• Produzir oxigênio para 2.500 pessoas
• Processar mais de 10.000 kg de metais pesados.

E por trás de toda essa beleza verde, tem algo mais belo: a origem das mãos que criaram. A estrutura verde é sustentada por uma membrana de tela feita com garrafas PET recicladas e confeccionada por presidiárias da prisão feminina de Santa Martha Acatitla, na Cidade do México.

Mais números: Só na primeira etapa deste fantástico projeto hidropônico, foram usadas 310.000 peças (cada coluna precisou de 6.890 garrafas de 600 ml), sendo 100% do material vindo do lixo.

Outro fator interessante é com relação a custos, a manutenção é feita e monitorada diariamente! Veja este vídeo curtinho abaixo.

Via Verde conta com um sistema inteligente de irrigação por gotejamento automático. A água é filtrada e armazenada. As plantas são regadas com água tratada. Cada jardim vertical conta com sensores que monitoram as condições de umidade por meio de um aplicativo até uma central de controle. Profissionais em campo supervisionam diariamente cada jardim, fornecendo manutenção preventiva/corretiva garantindo o bom estado das plantas“.

Mas nem o governo, nem o cidadão pagam o Via Verde, pois é um projeto sustentado pela publicidade, que existe em suas colunas (1 em cada 10), que diga-se de passagem, não é impressa, e sim, de forma digital, para não contaminar centenas de metros com plástico e tintas usadas no processo de impressão.

Sem dúvida, é um projeto inspirador, não é mesmo?
E você, já conhecia esse projeto? Conhece algum outro bacana?
Comente, gostamos de ouvir nossos leitores!  😀

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Theme by Anders Norén