Confinamento de Bovinos – Soluções economicamente viáveis e Sustentáveis para o seu negócio!

Neste artigo:”Confinamento de Bovinos – Soluções economicamente viáveis e sustentáveis para o seu negócio”, você terá acesso a:

– Origem do confinamento de bovinos;
– Benefícios;
– Complicações;
– Geração de Oportunidades.

 

Confinamento de Bovinos

Origem

A origem do confinamento de bovinos, veio da necessidade de aliviar os pastos em épocas de seca, onde a lavoura, local onde o gado normalmente se alimenta, não prospera como o pecuarista necessita para manter seu ciclo de produção. Devido a este fator, os criadores de gado começaram a confinar os mesmos, para que integralmente neste período ou em algumas horas do dia, o bovino se alimente de ração, para que assim, a produção não diminua seu ritmo e o ciclo de venda também não seja comprometido.

Benefícios

A prática de confinamento de bovinos é estrategicamente benéfica para o produtor de gado, pois além de concentrá-los em um espaço curto, para melhor campo de visão e controle dos animais, o confinamento bovino auxilia na integração entre lavoura e pecuária, aproveitando ainda mais os recursos da propriedade.

Complicações

Esta estabilidade de produção que o confinamento de bovinos proporciona, possui também seus pontos negativos, como por exemplo a necessidade de estocagem de água para limpeza do local, o custo da ração, e o tratamento da matéria orgânica, que deve ser tratada para não trazer danos as nascentes, rios e açudes e não comprometer o uso do solo diante da contaminação que pode ocorrer.

Resultado de imagem para resíduos de confinamento bovino

Geração de oportunidades

Para tratamento desses resíduos, há algumas práticas utilizadas por diversos produtores, como a utilização de esterqueiras e sistemas de compostagem, porém esta matéria orgânica (resíduos líquidos e sólidos), após o tratamento através de uma digestão anaeróbica, se transforma em um biofertilizante de alta qualidade para irrigação de pastos, e o resultado desse tratamento, gera o biogás, que pode ser utilizado como energia térmica e geração de energia elétrica para a propriedade rural como um todo.

O Biodigestor é o grande aliado para esta pratica, para um confinamento de bovinos sustentável e rentável para o pecuarista!

Como biodigestor você trata a matéria orgânica, de acordo com as leis ambientais, pois não exala cheiro, e é impermeabilizado com geomembrana, para que não haja infiltrações no solo.

raimundo-to

O Biodigestor é um processo de reação anaeróbica, ou seja, sem oxigênio para que estas bactérias se proliferem, gerando o biogás, e após a degradação da matéria orgânica, a geração de biofertilizante rico em nutrientes para o plantio da propriedade rural otimiza ainda mais a plantação.

O confinamento de bovinos é o seu negócio! E o Biodigestor é a solução para problemas ambientais e econômicos que você possa ter em sua propriedade rural.

Faça uso dessa prática com o auxílio da Recolast Ambiental!

Nós dimensionamos um biodigestor de acordo com a quantidade de animais que você possui e temos diversas opções para atender a sua necessidade!

Construção de um Biodigestor

Biodigestor Tubular em construção.

 

Solicite agora a consultoria gratuita de um de nossos técnicos para que possamos viabilizar o projeto de um confinamento sustentável e econômico para você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Theme by Anders Norén